A Secretaria do Estado da Juventude e Emprego (SEJE), através do Instituto Nacional de Emprego,IP (INEP,IP​) leva a cabo de 06 a 07 de Outubro corrente, uma feira de emprego denominada Balcão Móvel de Emprego  no Distrito do Bilene. 

Lançada pelo Exmo Ramal Mussagy, Presidente do Concelho Municipal da Vila da Macia, em representação do Administrador do Distrito, o evento mobilizou cerca de 800 jovens oriundos dos 06 Postos Administrativos do Distrito e teve lugar na Praça da Independência da Vila da Macia.

Mussagy, no seu discurso de ocasião, lembrou aos jovens que o Governo da Frelimo, liderado por Sua Excelência Eng. Filipe Jacinto Nyusi,  Presidente da República, tem se esforçado para atender as necessidades de empregabilidade dos jovens em todo país e em particular no Bilene.

Para o edil, o esforço do Governo só terá valor se a juventude demonstrar responsabilidade, dando importância e dignidade ao emprego que é conseguido com muito esforço.

Nesta fase, estão disponíveis 35 vagas de emprego e 69 de pré-estágios que obviamente não irão abranger a todos inscritos, mas a representante do Instituto Nacional de Emprego, garantiu que todos os jovens irão constar da base de dados desta instituição que servirá de ponte entre os diferentes sectores de actividades público privados e os candidatos ao emprego.

Num outro desenvolvimento, a timoneira do Instituto Nacional do Emprego, revelou que de Janeiro a Junho do ano em curso foram distribuídos, em toda a provincia, 61 kits de autoemprego para jovens, com excepção do Distrito do Bilene que hoje, o Edil teve o privilégio de proceder a sua entrega.

Dos kits constam máquina de processamento de sumos, aspiradores de pó em viaturas, vulgos carwash gears, material de sapataria e de electricidade.

Mussagy exortou aos jovens beneficiários para que façam bom uso dos instrumentos de trabalho ora atribuidos de modo que mais postos de emprego sejam gerados atraves destes. Visitou, igualmente, uma exposição de serviços básicos de saúde e de produtos agrícolas.
 

JUVENTUDE, NOSSA AGENDA