A nossa meta é buscar soluções para os jovens- sublinhou  o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, durante o III Conselho Coordenador da SEJE que vinha decorrendo desde esta quarta (27) até quinta-feira na localidade de Chicoma no Posto administrativo de Matibane, Distrito de Mossuril,Provincia de Nampula.

Petersburgo acrescentou “devemos acelerar o passo e abrangência dos nossos programas, a juventude clama por mais e melhor, não podemos ficar indiferentes, com críticas ou elogios, os resultados que temos vindo a alcançar ficam para a história e a história é testemunha. O nosso foco é o presente e o futuro, não nos podemos deixar desviar, estas reacções devem servir para nos dar força, coragem e muita motivação para continuarmos a fazer o melhor e  melhorar as nossas intervenções”.

"A pesar das adversidades que chocam o dia-a-dia do cidadão moçambicano e de forma particular a vida dos jovens moçambicanos, o Presidente da República,Filipe Nyusi, tem sabido liderar os destinos dos moçambicanos e trazer soluções" apontou

No âmbito da implementação do programa “EU SOU CAPAZ” visando retenção da rapariga na escola, a SEJE conseguiu distribuir até ao momento cento e noventa mil e oitenta e nove pares de uniforme escolares, e mil quatrocentos e cinquenta e seis bicicletas de uma meta global de distribuição de quatrocentos mil uniformes escolares e dezoito mil bicicletas até 2024, respectivamente.

"Se somarmos o número de uniformes que já distribuímos no ano passado e os que distribuímos este ano, e os que ainda vamos distribuir, podemos dizer que até o início do próximo ano já teremos cumprido com a meta estabelecida no Plano Quinquenal do Governo sobre a distribuição de uniformes", acrescentou.

A semelhança do impacto que este programa tem vindo a registar nas comunidades, Oswaldo Petesburgo, apontou para o programa MEU KIT, MEU EMPREGO que até ao momento já atingiu 61% da meta global de cerca de quatro mil quatrocentos e vinte e oito kits até o final do presente quinquénio. Os kits já foram entregues em oitenta e nove distritos do país.

Para além dos programas EU SOU CAPAZ, MEU KIT, MEU EMPREGO, o EMPREGA na sua fase piloto, é outro programa que tem vindo a ganhar espaço. Para o Acredita Emprega uma subcomponente do programa EMPREGA até ao momento já foram registadas perto de onze mil candidaturas das quais nove mil oitocentas mil foram validadas.

No que se refere ao programa PRÉMIO JOVEM CRIATIVO cuja gala final está agendada para o próximo dia 12 de Agosto, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, frisou que a instituição que dirige tem estado a acompanhar com o agrado a entrega dos jovens na Inovação Tecnológica, Empreendedorismo e Criação Artística, áreas que compõem este programa.

Falando sobre a participação de jovens no Programa Prémio Jovem Criativo, Oswaldo Petersburgo, fez uma radiografia sobre o nível de aceitação e sublinhou que em 2020 concorreram somente 423 jovens, 2021 concorreram dois mil duzentos e quarenta e oito mil jovens, e este ano foram registados quatro mil cento e treze concorrentes, o que demonstra a importância e pertinência deste programa para os jovens em todo o país.    

Quanto ao acesso de financiamento para os jovens implementar as suas ideias de negócio ou expandir, o titular da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, disse que os jovens têm também o feito através do programa Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis (FAIJ).

Pese embora esteja satisfeito com a reestruturação e número de beneficiários deste programa, Petersburgo, manifestou a sua preocupação em relação a morosidade do processo e desembolso do fundo, níveis de recursos disponibilizados para os jovens, e o acompanhamento dos beneficiários, pelo que usou da ocasião para lançar réptil para que cada director, técnico ou servidor público ligado a este programa traga resultados que vão continuar a impactar e transformar a vida dos jovens a escala nacional.

A secretária de Estado da Juventude e Emprego leva a cabo diversos programas e medidas activas de promoção de emprego e bem estar como o " Fundo de apoio as iniciativas juvinis",(FAIJ),"Meu KIt,Meu Emprego","Emprega","Eu Sou Capaz",e " Premio Jivem Criativo".