O Director do INEP, IP, Sr. Juvenal Dengo,  em representação do Secretário de Estado da Juventude e Emprego,  Sexa Oswaldo Petersburgo, participou na terça-feira, no hotel Afrin, em Maputo, no lançamento da Iniciativa 100.000 Micro, Pequenas e Médias empresas (MPMEs), um projecto da União Africana, através da AUDA-NEPAD. 
 
Através da Iniciativa a NEPAD pretende promover a criação de MPMEs em três países africanos, nomeadamente Moçambique,  Maurícias e Serra Leoa, através da concessão de bolsas, financiamento e networking.
 
As MPMEs em África são responsáveis por 70% dos empregos num continente onde, anualmente, entre 10 a 12 milhões de jovens entram nas estatísticas da população economicamente activa, criando uma pressão ao mercado de trabalho .
 
O Director do INEP proferindo o discurso, em representação do Secretário de Estado da Juventude e Emprego, felicitou a iniciativa tendo, no entanto, chamado a atenção ao facto de Moçambique possuir políticas e estratégias claras sobre a promoção das MPMEs havendo a necessidade desta Iniciativa estar ancorado aos programas já existentes, aperfeiçoar e injectar recursos, quer humanos assim como financeiros para a sua operacionalizacão.
 
O lançamento oficial foi proferido pela Sra. Joaquina Gumeta, Directora Geral do IPEME, onde também discursaram representantes da CTA e da União Africana (em formato digital).
 
O lançamento contou com 2 painéis híbridos bastante interactivos, moderados pela Presidente do CNJ, Drª Emília Chambal e pelo Coordenador Nacional da AEFUM,  Sr. Nélio Zunguze, destacando-se entre outros os painelistas Lineu Candieiro,  Presidente da ANJE e Feito Tudo Male, Presidente da AMPME.