No âmbito do programa Meu Kit, Meu Emprego, e enquadro no projecto +Emprego para jovens de Cabo Delgado, decorreu no pretérito dia 23 de Março do ano corrente, na Cidade de Pemba, a cerimónia de entrega de 10 Kits para o auto-emprego nas especialidades de Pedreiro e 5 Electricidade Instaladora. Foram também alicados 5 pares de equipamentos de proteção individual na especialidade de Montador de Andaime abrangendo um total de 26 jovens, beneficiários de bolsas de estudo financiadas pelo, sendo 10 mulheres.

Dirigindo-se aos presentes, o Exmo Senhor Juvenal Arcanjo Dengo, Director Geral do INEP, IP usou da ocasião para reiterar que apesar das especialidades arroladas serem consideradas masculinas, o posicionamento do INEP, IP, em relação a esta matéria é que no mundo do trabalho não existem profissões masculinas nem profissões femininas.

O que há, é sim requisitos ou exigências de natureza técnica e tecnológica que estão ligados a um certo conhecimento que, homens mulheres, devem ter para exercer com sucesso uma determinada tarefa ou profissão. E esse conhecimento, tanto para homens como para mulheres, adquire-se através de uma aprendizagem.

Recordou aos jovens beneficiários que o Kit é um valioso instrumento para o trabalho e que ele por si só não faz trabalho, quem faz é o homem e a mulher.

Salientou que o Kit torna apenas o trabalho mais fácil.

Por isso instou-os a valorizarem igualmente o Kit bem como os conhecimentos e as competências adquiridas para fazer face ao mercado de trabalho.

De salientar que, os kits ora atribuídos aos jovens contam com o financiamento da empresa do ramo de construção civil a Mota Engil, em parceria com o projecto + Emprego, uma acção financiada pela União Europeia, Co-financiada e gerida pelo Camões IP.

Participaram no evento, entre outras entidades, as directoras provinciais da Justiça e Trabalho, da Juventude e Emprego, representantes da União Europeia e da Embaixada de Portugal, organizações profissionais e sociais e sector produtivo.

JUVENTUDE NOSSA AGENDA