A Delegação do INEP de Maputo Província, procedeu a entrega, no Distrito da Manhiça, de 8 kits para o auto-emprego no âmbito da parceria com a Empresa Maragra Açúcar, nas especialidades de Mecânica, Agricultura, Pintura Civil e Pedreiro, tendo beneficiado um total de 15 Jovens

KIT DE PINTURA

Dando oportunidade de auto-emprego para jovens, a Delegação do INEP, da Província de Maputo, em parceria com a empresa Maragra Açúcar, atribuiu, no Distrito da Manhiça, Posto Administrativo de Maluana, 1 Kit de Pintura Civil a um grupo denominado Pintores de Maluana, que é constituído por Alfredo Canhine Matlula e Salvador Samuel Mafumo, de 21 e 22 anos respectivamente, para iniciarem suas actividades de geração de renda e criação de mais postos de trabalho, perspectivando a criação de uma empresa.

 

Os beneficiários, mesmo não tendo sido formados formalmente, possuem uma experiência significativa, tendo trabalhado em diversas obras como auxiliares com um mestre em pintura, onde aprenderam várias técnicas de pintura, destacando a obra de construção da Escola Secundária de Maluana.

 

Tendo recebido as ferramentas de pintura, mostraram-se motivados em trabalhar por conta própria na sua zona de residência que se encontra em franca expansão, melhorando assim a sua renda, garantindo fazer bom uso do Kit, que lhes permitirá algumas saídas profissionais, como pintura de edifícios, preparador de parede para outros pintores e desenhadores de letras e imagens.

 

KIT DE MECÂNICA

Dando oportunidade de auto-emprego a jovens, a Delegação do INEP da Província de Maputo, em parceria com a empresa Maragra Açúcar, atribuiu, no Distrito da Manhiça, Posto Administrativo Sede, 1 de mecânica-auto a um grupo denominado MNX Mecânica, constituído por Milagre Dias José Pedro Cossa de 34 anos, Aníbal José Nina de 24 anos e Arone Ibraimo Mulungo de 26 anos. São todos residentes no Bairro Cambeve

 

O jovem Milagre Dias José Pedro Cossa, é o único do grupo que teve uma capacitação em mecânica-auto pela empresa Unitrans, porém apesar de não possuírem uma formação clássica, possuem uma experiência significativa, pois, segundo eles, já fizeram vários trabalhos em oficinas privadas na zona onde residem com os clientes satisfeitos, o que mostra eficiência do trabalho.

 

Tendo recebido as ferramentas de mecânica mostraram-se motivados pelo trabalho independente e melhorar ainda mais a sua prestação ao cliente, de forma a aumentar a sua renda. Os beneficiários garantem fazer bom uso do Kit que lhes permitirá algumas saídas profissionais como manutenção e reparação de viaturas.

 

KIT DE PEDREIRO

Dando oportunidade de auto-emprego a jovens, a Delegação do INEP da Província de Maputo, em parceria com a empresa Maragra Açúcar, atribuiu no Distrito da Manhiça, Posto Administrativo Sede, Localidade de Maciana, Bairro de Chibututuine, 1 Kit de Pedreiro ao grupo denominado Txivirica 4MC, constituído por 2 membros, sendo José Orlando Changule de 25 anos e Higino José Mabasso de 23 anos.

 

São jovens sem nenhuma formação profissional, mas que adquiriram conhecimentos básicos da profissão com mestres de obra do Posto Administrativo local.

 

Com as ferramentas recebidas eles prometem fazer trabalhos por conta própria e para além da renda para o sustendo de suas famílias, poderão crescer profissionalmente como pedreiros, ladrilhadores e garantem fazer bom uso do Kit.

 

KIT DE AGRICULTURA

Dando oportunidade de auto-emprego a jovens, a Delegação do INEP da Província de Maputo, em parceria com a empresa Maragra Açúcar, atribuiu no Distrito da Manhiça, Posto Administrativo Sede, Localidade de Maciana, Bairro de Chibututuine, 5 Kits de Agricultura a 5 jovens que decidiram se juntar para desenvolver esta actividade, formando um grupo denominado Madzule Agricultura constituído por Alberto Mateus Matavele de 29 anos, Fausto António Manhiça, de 20 anos, Abdul Ussene Adamo, de 29 anos, Carlos Solomon Chongo, de 21 anos e Alberto Mateus Massingue, de 32 anos.

 

Estes já faziam trabalhos para outros agricultores.

 

Com o KIT criaram um grupo onde esperam produzir mais e aumentar as terras para o cultivo e gerar renda. Neste momento estão a trabalhar num espaço emprestado de 20/40, onde semearam alface e couve e já solicitaram um espaço junto ao Concelho Municipal estando a espera da resposta.