O desemprego juvenil constituí uma das grandes preocupações de governação nos dias que correm, por isso o Governo, através da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, encoraja os jovens a apostar no auto-emprego como forma de colmatar esta problemática, introduzindo, por exemplo, linhas de financiamentos a iniciativas juvenis como o FAIJ (Fundo de Apoio a Iniciativas Juvenis), cursos profissionalizantes através do INEP,IP ( Instituto Nacional de Emprego, Instituto Público) o Programa Meu Kit, Meu Emprego.

Foi no seguimento do Programa Meu Kit, Meu Emprego, que o Governo do Distrito de Mandlakazi, disponibilizou 9 Kits Emprego a 174 jovens organizados em 9 associações, oriundas dos 5 Postos Administrativos, incluindo a Vila Municipal, evento orientado pelo Administrador do Distrito, Virgílio André Mulhanga, na tarde da última terça-feira, 19.07.

A Delegada Provincial do INEP,IP , Beatriz Dias Nhampossa, chamou a responsabilidade dos beneficiários no uso devido dos materiais ora recebidos. Por seu turno a Presidente do Conselho Municipal da Vila de Mandlakazi, Maria Helena Langa, apelou o envolvimento de todos os munícipes na vigilância sobre o uso dos kits ora recebidos.

O Administrador do Distrito, Virgílio Mulhanga, exigiu foco união e coesão no seio associados que receberam os kits para permitir uma melhor gestão e geração de rendas, pois esta é melhor forma de valorizar o esforço do Governo sabiamente dirigido pelo Presidente Filipe Jacinto Nyusi, na busca de soluções para os problemas da Juventude.

Noutro desenvolvimento, o governante reiterou a criação de uma equipe multissectorial de monitoria  avaliação da aplicação dos kits, podendo ser retirado o kit a associação que fizer uso insustentável dos materiais.

Os kits de emprego  disponibilizados são de predreiro, electricidade, reparação de motorizadas, reparação de pneus, salão de cabeleireiro, produção de sumos de frutas e cana doce, lavagem de carros e processamento de milho e amendoim e os beneficiários foram objecto de formação em matéria de elaboração de plano e gestão de negócios.

 

JUVENTUDE,  NOSSA  AGENDA