No âmbito da visita de S.Excia  Oswaldo Petersburgo, Secretário de Estado da Juventude e Emprego à província de Tete, foram realizadas visitas a dois incubados que beneficiaram de mentoria para a criação do próprio emprego, na Incubadora Agrisol de Tete, implantada no âmbito da parceria entre o INEP e a Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze.

 

Sorvetaria Grozeland E L

1. Euridice Cátia de Abreu de 26 anos de idade, licenciada em Gestão e Administração de Empresas, é proprietária de uma start up na área de Sorvetaria, desde 2020.

Os sabores são produzidos com base em produtos locais tais como malambe, milho verde, tamarindo, entre outros.

Afirmou ter construído a Sorvetaria com base em capital próprio de 600 mil meticais. 

O empreendimento está localizado próximo de 4 escolas, o que faz com que tenha maior número de clientes.

Tem três trabalhadoras, com um salário mínimo de 4 mil meticais.

 

Desafios: 

Possuir espaço estratégico nas vias principais do distrito de Moatize e bairro de Matema para a construção de mais duas sorveterias garantindo assim mais Emprego para os jovens de Tete.

S.Excelência, SEJE falou sobre os diferentes programas de apoio a criação do emprego jovem desenvolvidos pela SEJE, a destacar o Meu Kit, Meu Emprego, FAIJ, Emprega e  orientou a jovem empresária a candidatar-se para incrementar as suas actividades.

Orientou igualmente a solicitar espaço junto ao Município da Cidade de Tete para a construção das duas sorveterias e a Delegação do INEP vai apoiar a jovem empresária neste sentido.