Numa outra visita, no distrito de Moatize, localidade de Katipo, povoado de Chimambe, S.Excia Oswaldo Petersburgo, Secretário de Estado da Juventude e Emprego visitou o jovem empresário Astrogildo Fernanda Inácio,

natural da Cidade de Tete, de 29 anos de idade e formado em Agropecuária (nível básico), gestor e proprietário da empresa Farma Do Zambeze, fundada em novembro de 2017. 

Iniciou a actividade conjuntamente com a sua esposa e foi admitido na Incubadora Agrisol onde beneficiou de mentoria em elaboração de projectos de pequenos negócios e marketing.

O primeiro ciclo de produção de frangos (100 pintos) começou pela necessidade de ganhar financiamento na Linha do FAE (Financiamento a Agronegócios e Empreendedorismo) em que a média de produção passou a 300, 500  e 1200 frangos por ciclo.

Actualmente a média de produção mensal é de cerca de 1500 frangos/ciclo.

Hoje, a Farma do Zambeze dedica-se à produção de frangos de corte, produção de ovos de corte e a produção do peixe tilápia.

Para além das actividades principais dedica-se a criação de aves diversas tais como (Gansos, Perus, Galinhas de Angola, Gingante Indiana), criação de gado bovino e caprino.

Com o aumento do volume de vendas adquiriu um espaço de 8 hectares, expandiu a actividade para a produção de alvinos e contratou mais 5 trabalhadores. 

Clientes:

Empresa que presta serviços de catering para a Vale Moçambique e para o exército.

Desafios:

1. Adquirir baterias para as poedeiras;

2. Melhorar a embalagem ;

3. Lançar a própria marca.

 

No final da visita S. Excia SEJE aconselhou o jovem a concorrer para beneficiar do Kit de Baterias para poedeiras e para o Prémio Jovem  Criativo.